Já viu o meu canal no YouTube? Inscreva-se!

Vendinha do Tiozão do Vinil

sábado, 28 de outubro de 2017

O Sorriso da Mona Lisa teria sido causado pela música?





De acordo com Giorgio Vasari, historiador da arte e contemporâneo de Leonardo da Vinci (autor da Mona Lisa), era a música a causa do sorriso da moça.

Leonardo, diz Vasari, "contratava músicos para tocar e cantar, e fazia zombarias constantes para afastar a melancolia que os pintores normalmente davam a seus retratos".

E qual era exatamente o tipo de música que afastava a melancolia? Mark Levy, diretor do Concordia, grupo de música antiga, acha que tem as respostas em seu disco, Music for Mona Lisa, lançado pela Metronome. O recital mergulha nas fontes contemporâneas sobre a música composta no mundo de Leonardo, reunindo canções francesas, italianas, arranjos de melodias folclóricas e música para dança. A descrição de Vasari da importância da música no estúdio do artista - "a música pode ser chamada de irmã da pintura" - é repetida no próprio Tratado de Pintura, de Leonardo.

"O pintor senta-se diante de sua obra, bem à vontade, e bem vestido, e movimenta um pincel bem leve, mergulhado em uma cor delicada... sua casa é limpa, e cheia de belos quadros; e ele é frequentemente acompanhado por músicas e leituras... que são ouvidas com o maior dos prazeres".

Como a Mona Lisa é quase exatamente da mesma época da invenção da impressão da música no norte da Itália, Mark Levy teve a sorte de encontrar várias fontes. Por volta de 1503, quando a Mona Lisa foi pintada, Leonardo passou duas décadas  a serviço do governante milanês Ludovico Sforza, onde um aspecto importante de seu emprego era arrumar entretenimentos musicais de todos os gêneros - incluindo banquetes, e bailes de carnaval e de máscaras.

"Não dá para saber exatamente quais os seus gostos em música", diz Levy, "mas nosso segundo objetivo foi refletir, em nossa escolha de peças, as preocupações de Leonardo enquanto artista e pensador criativo. Demos lugar de honra à música artística de qualidade genuína, mas com concessão estranha à fascinação de Leonardo para com o grotesco, e o que podemos chamar de sua universalidade de perspectiva; acima de tudo, procuramos música que teria satisfeito seu conceito de beleza atingida por meio de proporções harmoniosas".

Assim como Mona Lisa é uma pintura revolucionária, a música também estava conhecendo a sua própria renascença. "A maior parte da música escrita antes de 1500 pode ser descrita, na falta de outro termo, como medieval", ele diz. "A maioria das composições seculares anteriores a esta data tendem a ser monótonas e angular. Mona Lisa não é uma pintura monótona ou angular - não há planos em sua face, que parece ter sido espontaneamente moldada a partir de curvas e formas naturais. E, assim como há um novo senso de liberdade na pintura, a música segue a mesma tendência". 

Levy adorou os aplausos que se seguiram aos concertos com a música do disco, e gostaria que os compradores em potencial do CD passassem por um pequeno teste. "Escute o CD por 15 minutos; olhe-se então no espelho, ou peça a um amigo para descrever sua expressão. Os cantos de sua boca ficaram sutilmente mais suaves? Um toque de misteriosa feminilidade prorrompeu em suas formas?" Música que fez a Mona Lisa sorrir pode fazer bem a você também!

Extraído da Revista Classic CD nº 23 (setembro de 1998)
Autor não creditado






Nenhum comentário:

Postar um comentário