Já viu o meu canal no YouTube? Inscreva-se!

Vendinha do Tiozão do Vinil

terça-feira, 5 de setembro de 2017

4'33" - Isso é música John Cage??

Artigo em razão dos 105 anos de Cage

Primeiramente, quem é John Cage?

John Milton Cage Jr. (5 de setembro de 1912 — Nova Iorque12 de agosto de 1992) foi um compositor, teórico musical, escritor e artista dos Estados Unidos. Cage foi um pioneiro da música aleatória, da música eletroacústica, do uso de instrumentos não convencionais, bem como do uso não convencional de instrumentos convencionais, sendo considerado uma das figuras chave nas vanguardas artísticas do pós-guerra.
Fonte: Wikipedia
  • 4'33"




Uma das partituras exóticas de Cage
Já se afirmou que existem apenas duas fases da carreira de John Cage: a primeira é quando ela faz sentido e a segunda, quando não faz sentido. Ou, quando ele compunha obras e quando não as compunha. A mudança ocorreu no início dos anos 50, quando Cage introduziu operações aleatórias em Music of Changes (Música de Mudanças). Como escreveu Sam Richards: "Varèse argumentou que a música é 'som organizado'. Cage tentou tirar a palavra 'organizado' da definição". Seu objetivo era "deixar os sons serem eles mesmos". O acaso e a rejeição da intenção artística foram levados ao extremo em 4'33". A partitura indica que deve ser tocada por qualquer número de executantes, em qualquer instrumento, e indica a duração de cada seção, mas a palavra "tacet". A "música" é propiciada por quaisquer sons ambientais que ocorram durante a "execução" - a ruptura máxima da barreira entre o compositor e a plateia. Depois desse sério surrealismo, Cage só poderia retroceder. A arte e a intenção que caminha com ela mostraram-se difíceis de bater em retirada.

Influenciados: Feldman, Ligeti e Cardew
Gravação recomendada: Frank Zappa - "A Chance Operation: The John Cage Tribute (Koch)

Texto extraído da revista Classic CD, Nº 19 (1998)


AUDIÇÃO

4'33" de Cage

Obs.: Vídeo muito curioso. Para poder usufruir melhor a experiência e captar todos os detalhes auditivos, recomendo o uso de fones de ouvido.

Um comentário: